Menus

css menu builder by Css3Menu.com

4 de set. de 2014

Os girassóis

Significado da Flor de Girassol


 

 


Girassol é o nome de uma planta e o nome científico  é Helianthus annuus, cujo significado é “flor do sol”.  

É uma planta originária da América do Norte e possui a particularidade de ser heliotrópica, ou seja, gira o caule sempre posicionando a flor na direção do sol.

A flor de girassol significa felicidade. A cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva do sol. 

No entanto, o girassol também pode representar altivez.
O girassol é uma planta cujo caule pode atingir os três metros de altura e tem diversas utilidades, principalmente as suas sementes que são usadas para a produção de óleo de cozinha, biodiesel ou para alimentação de pássaros.

 O girassol também pode ser usado na fabricação de lubrificantes e sabonetes. A fibra existente no caule do girassol pode ser usada para fabricar papel.

Pela sua beleza e exuberância, a flor do girassol é muito procurada para ornamentação. 

Acredita-se que traz sorte e boas vibrações ao ambiente, sendo uma flor muito usada no Feng Shui, pois possui características do Sol.

Em um arranjo, plantada na terra ou em um vaso, a flor de girassol se destaca em qualquer jardim ou na decoração de interiores. 

 Está fortemente associada à fama, ao sucesso, longevidade, nutrição, poder e calor. Oferecer um girassol a uma pessoa que iniciou um negócio expressa o desejo de sucesso e de boa fortuna para essa pessoa.

Segundo uma crença popular, a semente do girassol, quando deixada ao sol, pode curar a infertilidade. 

Na Hungria, acreditam que se na casa onde mora mulher grávida forem colocadas sementes de girassol na janela, a criança que nascer será homem. 

Na Espanha, quem tem 11 girassóis tem a sorte do seu lado.

Na pintura, destaca-se a série de quadros “Os Girassóis” do pintor holandês Vincent Van Gogh, produzidos durante a sua permanência na cidade de Arles, no sul da França.

 Flor de Girassol

 

Flor de Girassol na Mitologia Grega

A Mitologia Grega apresenta uma lenda que explica o aparecimento da flor girassol.

 Clítia ou Clície, era uma ninfa que estava apaixonada por Hélio, o Deus do Sol.

Quando este a a trocou por Leucotéia, Clície começou a enfraquecer.

 Ela ficava sentada no chão frio, sem comer e sem beber, se alimentando apenas das suas próprias lágrimas. 

Enquanto o Sol estava no céu, Clície não desviava dele o seu olhar nem por um segundo, mas durante a noite, o seu rosto se virava para o chão, continuando então a chorar. 

Com o passar do tempo, os seus pés ganharam raízes e a sua face se transformou em uma flor, e continuou seguindo o sol.

 A Mitologia grega conta que assim nasceu o primeiro girassol.





 TRAZ BOAS ENERGIAS



São únicos na habilidade de prover energia vibracional, como um espelho do sol, provendo seu calor e sua luz, invocando sentimentos de calor, conforto e felicidade.

Para alguns, o girassol reflete e atrai a fama, sucesso e felicidade. Outros dão a ele atributos do próprio sol como nutrição, poder e calor. Também é dado a ele o atributo de altivez.

 Para o Feng Shui, além das propriedades do sol já citadas acima, o girassol é a integridade e força que temos dentro de nós e que queremos transmitir aos outros. 

Já que acompanha o movimento do sol, o girassol simboliza longevidade e lealdade, transmitindo energia positiva a todos que estão à sua volta.



Porque dar de presente

Dizem que se  presentearmos com girassol  alguém que acabou de abrir seu próprio negócio, lhe trará prosperidade,  porque representa ouro, fortuna e sucesso. 



                                            






O que significa a Cor Amarela:

A cor amarela significa luz, calor, descontração, otimismo e alegria. O amarelo simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio.
Pôr-do-Sol_Campo de Trigo - Van Gogh
O pintor holandês Vincent Van Gogh explorou em suas obras as tonalidades da cor amarela de forma muito intensa.

Um ambiente pintado de amarelo traz mais calor e iluminação. É ideal para dar a sensação de calor em ambientes frios e escuros.

 Também proporciona concentração e atenção, por isso, é recomendável para escritórios e salas de estudo.

 Em excesso, pode provocar distração e ansiedade.



 fonte:
significados.com

Boas vibrações!
Ilsi


Um comentário :

  1. Cada vez mais as matérias publicadas são interessantes e esclarecedoras, também as imagens transmitem muita paz e beleza! Parabéns! Abraço

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, seu incentivo, carinho e apoio, estamos ansiosos pela sua participação. Abraço do Reiki pela Paz!