Reiki é energia e o seu sentir é feito interiormente. Muitas são as explicações, muitas são as aplicações. Com tal simplicidade, eficácia e integração em muitas outras terapias, medicinas e crenças, surgem fronteiras cinzentas sobre o que Reiki é e o que Reiki não é.

Com este artigo pretendemos resumir, na forma comparativa, o que é Reiki e o que não é Reiki. Mostraremos a perspectiva enquanto Terapia Complementar, o caminho enquanto filosofia de vida e uma abordagem à sua história.




Reiki é

Terapia – Uma terapia complementar e integrativa.

Reiki não é

Não é uma Medicina, não faz diagnóstico equiparado à medicina convencional ou tradicional. Não é exclusivo, integra-se com qualquer terapia ou Medicina.
Filosofia de Vida – Uma filosofia de vida, além da prática terapêutica. Tem cinco princípios orientadores. Não é uma religião, não é uma seita, não é uma linha espiritual (a espiritualidade é própria do indivíduo que nela tem crenças)
O Toque – Uma terapia de toque em contacto leve ou ligeiramente afastado do corpo, com posições pré-determinadas. Estas posições seguem um código deontológico de respeito ao paciente.
O Mestre Hayashi introduziu algumas técnicas que envolvem toque mas que são pouco praticadas em Portugal. Uma delas é o KETSUEKI KOKAN, a técnica da circulação sanguínea.
Não é uma massagem, não envolve manipulação do corpo. O receptor ou paciente pode (e deve) estar vestido. A sessão pode ser realizada em posição deitada ou sentada.
Prática Holística – Tem uma visão holística da pessoa – atua sobre o corpo físico, mental, emocional e energético/espiritual. Não apresenta uma perspectiva única e restritiva na terapêutica, é abrangente e visa o bem-estar da pessoa.
Energia – O seu princípio é a Energia Vital, que nos rodeia e preenche.
Este é um conceito tipicamente oriental. O corpo tem uma energia vital chamada Ki, tudo no universo é alimentado por energia.
Não é uma prática espiritualista.
A espiritualidade é própria do indivíduo. O seu auto conhecimento, a sensação de ser mais que pensamento ou emoção, o transcender o corpo, levam a pessoa a encontrar a espiritualidade. Pela simplicidade do Reiki, este alia-se a muitas práticas que, quando não estão devidamente contextualizadas e explicadas, apenas trazem confusão sobre a prática do Reiki.
Ética – Uma prática com códigos deontológicos. O Código de Ética e a Norma da Prática da Terapia Complementar Reiki fornecem uma série de linhas de orientação, direitos e deveres. Os cliente não devem tirar a roupa, não devem ser esfregados com óleos ou qualquer outro tipo de materiais. O Reiki também não faz uso de instrumentos acessórios.
Método – Um método com técnicas próprias, ensinadas ao longo de níveis específicos de ensino.
O Mestre Usui ensinava 21 técnicas.
Não é uma mistura de práticas para que seja realizado com sucesso;
Ensino – Técnicas ensinadas ao longo de 3 níveis.
Alguns sistemas, principalmente o tradicional japonês, dividem em 4. A divisão em 4 níveis permite discernir os saberes e levar a um desenvolvimento mais aprofundado ao longo do tempo.
Não é um ensino simplista e breve. Apesar do Reiki ser simples as suas aplicações são extensas, assim como as técnicas necessitam de tempo para que possam ser devidamente praticadas.
História – Uma prática desenvolvida pelo Mestre Mikao Usui, no Japão, em 1922. Não é milenar. Podemos encontrar práticas como o Kaji, no Japão, relatado no ano 900, ou outras práticas que envolvem a colocação de mãos e o uso de energia por todo o continente asiático, no entanto, Reiki, como método e com as técnicas existentes, foi desenvolvido por Mikao Usui em 1922.Caso se queira fazer referência a uma prática de tratamento energético pelas mãos sim, pode dizer-se que tem referências centenárias mas não dizendo diretamente que é Reiki.

O que é Reiki – Uma terapia complementar e integrativa








reiki_kanjiReiki é uma terapia complementar, no âmbito das Terapias e Medicinas de Campo Bio Energético, na qual o Reiki está inserido segundo o conceito da NCCAM – National Center for Complementary and Alternative Medicine, que é uma Agência dos EUA, dedicada à explicação rigorosa sob o prisma da ciência, das Medicinas Complementares e Alternativas.

               Esta terapia é realizada através de um toque suave ou a uma curta distância do corpo do paciente, seguindo um rigoroso código de ética, sendo transmitida a “Energia Universal” (Reiki) para as zonas mais necessitadas da pessoa. 
                         
             Esta é uma terapia complementar, ou seja, trabalha em conjunto com todas as Medicinas e outras Terapias, nunca invalidando ou substituindo qualquer uma delas.

               O método Reiki visa realinhar o fluxo de energia vital, trazendo o equilíbrio energético ao corpo e uma sensação de bem-estar geral, conforme é ilustrado pela GALE ENCYCLOPEDIA OF ALTERNATIVE MEDICINE. 

                  Reiki é também uma terapia profilática, levando o praticante ou o paciente a encontrar o seu equilíbrio vital, auxiliando-o a reagir melhor às condições propícias à doença e é, também, um excelente suporte para cuidados paliativos

                 O Reiki tem vindo a ser integrado em vários hospitais no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Espanha, como uma terapia complementar. No Hospital de Hartford, o Reiki é definido como uma técnica japonesa de para redução de stress e relaxamento, que compreende que tudo no Universo é feito de energia e que a mesma flui à nossa volta e dentro de nós. 
                       
                  O Programa de Voluntários de Reiki do HOSPITAL de HARTFORD recebeu as honras do prémio “ASDVS Extraordinary Program”. Em Portugal, foi realizado um estudo de 2 anos, no Hospital São João do Porto, a pacientes oncológicos, pela Enfermeira e mestre de Reiki Zilda Alarcão.

 

              Como funciona o Reiki

O Reiki por si não cura. O efeito do Reiki é o de aumentar a capacidade auto curativa da pessoa. Tal pode ocorrer nas seguintes formas:
  • Produzindo um profundo estado de relaxação que pode aliviar o stress que sofre, como consequência da sua enfermidade
  • Aumentar as defesas do corpo de modo a que ajude a superar, por exemplo, uma infecção, estimulando o seu sistema imunológico
  • Aliviar estados de depressão e cansaço
  • Eliminar ou reduzir os efeitos secundários de fármacos, sobretudo da quimioterapia
  • Acelerar a eliminação de toxinas
  • Reduzir a ansiedade
  • Aumentar a sua capacidade de recuperação depois de uma intervenção cirúrgica, ou doença

Como se aplica um tratamento de Reiki

  • Pode ser aplicado ao paciente estando ele sentado ou deitado, sempre com a roupa vestida
  • O praticante passa as suas mãos sobre o paciente em determinadas posições, sem exercer pressão ou manipulação de algum tipo
  • O praticante pode pousar as suas mãos em pontos que o paciente peça, caso tenha dores mas seguindo um rigoroso código de ética
  • As sessões podem durar entre 30 minutos e 1 hora e meia, dependendo das necessidades do paciente.


O que é Reiki – A filosofia de vida, os cinco princípios de Reiki

Mikao Usui instituiu cinco princípios, orientadores, para o desenvolvimento interior dos praticantes de Reiki. Podemos encontrar o valor destes cinco princípios em todas as civilizações. Em japonês, os cinco princípios chamam-se GOKAI.
gokai
                                五戒 – GOKAI (Cinco Princípios)
                                今日たけは -Kyo dake wa – Só por Hoje,
                                怒るな -Ikaruna – Sou Calmo,
                                心配すな – Shinpaisuna – confio
                                感謝して – Kanshashite – Sou Grato,
                                業をはけめ – Gyo wo hageme – Trabalho Arduamente,
                                人に親切に – Hito ni shinsetsu ni – Sou Bondoso.
É através da prática constante que chegamos ao Satori, a iluminação, como dizia o Mestre Usui. A sua recomendação era que “de manhã e à noite, com as mãos em Gassho (juntas) recitem em voz alta os cinco princípios.”


         A posição Gassho

Reiki é:

  • Um método japonês com um conjunto de técnicas que permitem revitalizar, equilibrar e auxiliar a pessoa no seu processo de cura;
  • É possível de utilizar em qualquer lugar, altura ou situação;
  • É uma Terapia Complementar, não realiza diagnóstico, não é equiparada às Bio Medicinas ou Medicinas Tradicionais;
  • Não exclui as outras medicinas ou terapias, antes pelo contrário, pode ampliar a sua eficácia;
  • Enquanto prática tem técnicas de auto ajuda com vista ao crescimento pessoal, além da possibilidade de auto tratamento.

Para compreendermos o que é o Reiki, temos que compreender que tudo é energia, o Reiki tem uma perspectiva holística sobre o Homem e a realidade que o rodeia e na qual está inserido.