Menus

css menu builder by Css3Menu.com

22 de ago. de 2014

Os gatos ficam estressados




 Este animal que parece conhecer os mistérios da mística oriental e observa o mundo com uma filosofia budista, está exposto ao poder destruidor do estress, que mina a sua felicidade e estraga a sua saúde. 

O estresse é uma resposta automática face a situações que o gato considera uma ameaça, é portanto uma reação fisiológica do organismo que não pode controlar. Perante circunstâncias ameaçadoras são ativados os seus mecanismos de defesa, tanto física como mental, e o estresse permite-lhe enfrentar a situação.




Em princípio é uma resposta natural e positiva, que ajuda à sobrevivência, mas quando esta resposta natural ocorre em excesso provoca o aparecimento de comportamentos indesejáveis e problemas fisiológicos.

 O que inicialmente era uma resposta adaptativa, que permitia ao gato superar situações perigosas, converte-se num fator de desequilíbrio no seu bem-estar.









A principal causa de stress, nos felinos são as mudanças no seu ambiente familiar, dada a dificuldade destes animais se adaptarem às modificações do seu habitat. 

Os acontecimentos externos geradores de stress não são necessariamente muito notórios e intensos, na maioria dos casos podem passar despercebidos aos donos.


 Um exemplo são as patologias do trato urinário: o gato vai frequentemente ao seu tabuleiro de higiene, mas não consegue urinar mais que umas gotas, pois sente dor e mia muito.

 A ciência veterinária encontrou uma relação estreita entre o estresse e este problema. Está comprovado que os gatos afetados por esta patologia apresentam uma resposta elevada ao estresse e são extremamente sensíveis a mudanças no seu ambiente.

 A falta de estímulos mentais nos gatos que vivem fechados em apartamento, e sem contato afetivo dos seus donos, gera agressividade e ansiedade.


Fonte: 
Cães & Companhia de Portugal
Revista Mensal -nº 202 - março 2014

  Com relação ao bem-estar dos felinos,  que se submeteram as sessões de   Reiki, obtiveram resultados favoráveis. Esta técnica auxilia juntamente com o tratamento dado pelo Médico Veterinário.



Ilsi
Sorte!        



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seu incentivo, carinho e apoio, estamos ansiosos pela sua participação. Abraço do Reiki pela Paz!