Por ter recebido ajuda de um amigo, conseguido um emprego, ser escolhido líder pela maioria. Você pode sentir gratidão por qualquer coisa, real ou imaginária, não importa.
Importante é que este sentimento exista porque produz uma cascata de reações que os cientistas avaliam de um forma muito positiva.
Conforme aponta uma quantidade crescente de pesquisas que está oferecendo novas percepções sobre a importância dessa sensação.
Muitos dos estudos foram apresentados em um seminário em Nova Orleans, nos Estados Unidos, uma iniciativa da Universidade da Califórnia, que investiu em um projeto chamado Expandindo a Ciência e Prática de Gratidão, ao custo de R$ 3 milhões e bancado pela John Templeton Foundation.
"A gratidão produz efeitos na saúde física e mental", defende o psicólogo Roberto Emmons, professor dessa Universidade, o mesmo estudou esse tema nos últimos onze anos.
Após estudar mais de mil pessoas de oito a oitenta anos, ele diz que obteve relatos consistentes sobre os benefícios da prática.
Benefícios da gratidão
No corpo:
Melhora a imunidade.
As dores passam a incomodar menos.
Reduz a pressão arterial.
O sono é de melhor qualidade e mais revigorante.
Na mente:
Melhora disposição.
Mais bom humor.
Maior otimismo.
Nas relações sociais:
A pessoa se sente mais útil e generosa.
Aumento da capacidade de perdoar.
Os voluntários da pesquisa se sentiram menos solitários ou isolados.
Melhore sua vida com uma atitude de Gratidão. A vida é bem melhor para quem sabe agradecer pelo que tem.
Sorte!
Ilsi
Fonte:
Revista SimplesMente
nº5/2013