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18 de jul. de 2015

O silêncio é a frequencia da alma





                                                        S i l ê n c i o

Como é eloquente o silêncio da natureza, por exemplo, o silêncio das estrelas, das noites, das alvoradas, mares, do crescimento das plantas, dos céus e dos horizontes.

Poderia ainda citar mais alguns tipos de silêncio como, por exemplo, o silêncio dos mosteiros, das casas de retiro, dos hospitais e o silêncio de uma catedral, mas o silêncio mais silencioso é o silêncio de mim mesmo, ocasião em que ouço apenas 
as o reclame da minha consciência.

Existe também um silêncio que é eterno.
É o silêncio dos cemitérios onde a unanimidade é absoluta.
O silêncio é um caminho necessário à meditação, quando a pessoa se retira para um local onde haja silêncio, é sinal de que ela está necessitando se editar ou “me editar”.

É o momento da leitura de si mesmo ou uma autoanálise, para avaliar o seu existir ou a sua completude existencial.
Não podemos confundir esse estado anímico com o da contemplação, que normalmente também requer o silêncio.
Ouvir o silêncio não é um paradoxo.

Se não fosse assim, não se exigiria o completo silêncio para o exercício de um retiro espiritual.
O silêncio muitas das vezes fala mais alto do que imaginamos.
Têm pessoas que escutam vozes no silêncio de suas cabeças, talvez seja a voz da consciência; outras dizem que escutam ordens, aqui não sabemos se é uma doença mental ou uma possessão espiritual de baixo nível.

No silêncio, quando anulamos ou apagamos a nossa própria mente, falamos diretamente com Deus, ou melhor, Ele fala conosco.

Quando vires alguém afastado da multidão num lugar sozinho, não o perturbe, ele está em silêncio e com a mente calada ouvindo apenas a Deus.
Por isso dizemos que, para acessar a Deus, precisamos estar em silêncio e com a mente anulada, pois esse é o momento de se editar ou o que normalmente se diz “meditar” ou “me editar”.
É nesse momento que Deus nos ajuda a fazer a leitura de nós mesmos, e nos indica os caminhos que deverão ser tomados.

O silêncio também pode ser reconhecido como uma virtude, que evita polêmicas desnecessárias e brigas perigosas.
Façamos, então, como sempre dizia o famoso Rui Barbosa: “Diante de tanta ignorância, eu respondo com o meu silêncio”.
Entretanto, diante da intolerância, do racismo, da corrupção e dos fundamentalismos, devemos ficar em silêncio?

Nessas situações, o bom senso entende que o dever do intelectual é romper o silêncio, ainda que a sua voz seja abafada pelos poderosos e seus cúmplices de plantão.
lêncio, é mister que se faça uma alusão ao grande teólogo o Santo: Tomás de Aquino.Tomás de Aquino foi chamado de o maior sábio dos santos e o mais santo dos sábios.
Este sábio e santo, fora dos momentos de debates acadêmicos e das conversações atinentes a assuntos sérios, ele era calado e totalmente reservado.
Além disso, não apreciava perder tempo com conversas inúteis, por isso um de seus colegas o chamou de “o boi mudo”.
Alberto Magno, mestre de Tomás, um dia, lendo um dos apontamentos desse seu pupilo disse o seguinte, e que se transformaria numa profecia: “Chamais Tomás de “o boi mudo”, pois eu vos asseguro que os seus mugidos ouvir-se-ão por toda a terra”.
Como estamos falando de São Tomás de Aquino, é bom lembrar o que ele sempre dizia: “Eu temo o homem que conhece apenas um livro”. (Timeo hominem unius libri).



Eis aqui três aforismos com certa profundidade a respeito do silêncio:

1- Dentre todas as manifestações humanas, o silêncio continua sendo o que, de maneira muito pura, melhor exprime a estrutura densa e compacta, sem ruído nem palavras, de nosso inconsciente. (J. D. Nasio).

2- O analista não tem medo do silêncio, ele não escuta somente o que está nas palavras, escuta também o que as palavras não dizem. Escuta com a “terceira orelha”... (T. Reik).
3- Na Finlândia, se você está feliz, deve estar em silêncio para ouvir os próprios pensamentos (?).




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